Tipos de Alergia: Saiba como Identificar e Tratar seus Sintomas

Juliana Paes Diz que não Treina para Ficar com Corpo Bonito: “Preciso de Endorfina”

Quem tem alergia respiratória sabe que esses são alguns dos sintomas mais previsíveis de uma crise alérgica. Mais informações em Rinite alérgica. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que, no mundo, cerca de 400 milhões de pessoas vivem com asma e outras 300 milhões com rinite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% da população brasileira tem algum tipo de alergia, sendo a rinite alérgica uma das mais recorrentes do mundo, representando 25% do total de casos. No Brasil, por exemplo, aproximadamente 30% da população possuem algum tipo de reação anormal a substâncias exteriores. Esse tipo de alergia pode surgir em decorrência de alguma fragilidade na estrutura respiratória do indivíduo, principalmente quando entra em contato com alérgenos - como são chamados os agentes causadores de alergia. Diversos agentes estão relacionados com esses processos, tais como medicamentos, alimentos, fungos, pólen e animais. Isso acontece, por exemplo, quando o pólen das flores é carregado pelo vento durante a primavera.

Geralmente, ela é desencadeada por poeira, ácaros, Tratamento da Doenças Femininas pólen e pelos de animais. Pode ser desencadeada por ácaros, poeira, pelos de animais, pólen, entre outros. Assim como a asma, a bronquite também pode ser desencadeada por pelos de animais, mofo, fumaça, produtos de limpeza e outros. A bronquite alérgica também é um dos problemas mais comuns de alergias respiratórias. Como você já aprendeu que o sufixo “ite” significa inflamação, certamente vai deduzir que bronquite é a inflamação dos brônquios, certo? Essa denominação vem do grego: “sinus”, significa “seios” e “ite” é inflamação. A sinusite é caracterizada por uma inflamação das membranas que recobrem as cartilagens das estruturas internas da face. Porém, a sinusite pode ter ser causada por vírus e bactérias. Já que tocamos no assunto, sabe qual a origem do nome sinusite? Mas se você quiser um nome bonito, pode chamar essas estruturas de seios paranasais. “‘Ai, Juliana, mas você malha todo dia’. Existem vários medicamentos (remédios) que permitem aliviar sintomas, mas no caso das alergias respiratórias o tratamento mais eficaz é a imunoterapia específica que funciona como uma vacina e permite passar vários anos sem sintomas das alergias. Por exemplo, a alergia a um alimento pode gerar consequências cutâneas, mas não necessariamente indicam uma alergia na pele.

A dermatite irritante torna a pele seca, vermelha e áspera. Dentre as substâncias existentes na bile, algumas delas podem ser causadoras de coceira, por se acumularem e estimularem estruturas nervosas existentes na pele. Tratamentos possíveis: é necessário atacar as causas da coceira, que devem ser identificadas pelo médico. Apesar disso, acredito muito que os sintomas alérgicos surgem do emocional, e para tanto é preciso um tratamento homeopático em paralelo com o tratamento médico tradicional. Fontes: Camila Marinho Farias, gastroenterologista e endoscopista digestiva, professora do curso de Medicina do Unipê (Centro Universitário de João Pessoa); Carlos Machado, médico pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), clínico geral especialista em medicina preventiva e nefrologista; Carolina Milanez, dermatologista, médica pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), com pós-graduação em cosmiatria pela Unifesp; Joanne Ferraz, dermatologista e professora do curso de medicina do Unipê (Centro Universitário de João Pessoa); e Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo e médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho (SP).

O diagnóstico tem por base o historial clínico da pessoa. O tratamento consiste em identificar a causa que originou o problema, com base na história clínica e em exames complementares. Assim sendo, a melhor forma de prevenir uma reação alérgica é identificar a causa de alergia e reduzir os riscos de exposição. É necessário aumentar a dose de modo gradual, dado que a exposição excessivamente rápida a uma dose elevada de alérgeno pode desencadear uma reação alérgica. Portanto, em geral, o organismo “guarda” uma memória imunológica, o que quer dizer que o quadro pode se repetir com a exposição àquela substância ou a outras parecidas. Quando o corpo de uma pessoa alérgica encontra um alérgeno (a substância que causa a reação alérgica), o sistema imunológico produz células e anticorpos contra aquela substância inofensiva. ● e nos casos mais graves, a pessoa pode ter dificuldade para respirar. A pressão arterial da pessoa cai, ela pode ter extrema dificuldade para respirar e pode até resultar em morte. Porém, esse problema também poder estar relacionado à herança genética, alterações climáticas repentinas ou hábitos que contribuem para a manifestação dos sintomas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Tipos de Alergia: Saiba como Identificar e Tratar seus Sintomas”

Leave a Reply

Gravatar